Economia

Vigília de solidariedade com Governo grego junta 200 pessoas em Lisboa

Cerca de 200 pessoas juntaram-se hoje frente à sede da Comissão Europeia em Lisboa, numa vigília de solidariedade com o Governo da Grécia, no dia de uma reunião crucial do Eurogrupo em Bruxelas.

ANDR\303\211 KOSTERS
"Nem mais um sacrifício pelo euro" e "Viva Alexis Tsipras e todo o seu Governo" eram algumas das frases que se liam nas dezenas de cartazes empunhados pelos manifestantes, onde se destacavam diversos dirigentes do Bloco de Esquerda.

Amalia, com dupla nacionalidade, grega e portuguesa, segurava um cartaz onde se lia "Eu sou grega", e afirmou à Lusa: "Temos de dizer basta. Temos de pôr fim ao sofrimento do povo grego e do povo português".

Palavras de ordem emitidas por um megafone interrompiam as conversas entre pequenos grupos concentrados ao final da tarde em redor da estátua de Jean Monnet, um dos mentores do projeto europeu.

"Não à Maria Luís, Viva Varoufakis [ministro das Finanças grego]", foi uma das frases que ecoou durante a concentração, convocada por um conjunto de activistas, incluindo elementos do movimento "Que se lixe a Troika!", através das redes sociais.

Lusa