Portas visita feira de mobiliário em Milão com número recorde de empresas lusas
Um total de 42 empresas portuguesas, um número recorde, participa este ano na Feira de Milão, considerada a maior mostra de mobiliário da Europa e que na terça-feira recebe a visita do vice-primeiro ministro português, Paulo Portas.
ANDR\303\211 KOSTERS
A participação de Paulo Portas e do presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Miguel Frasquilho, na "Isaloni Milão 2015" ocorrem numa fase em que as exportações de mobiliário e colchoaria "superam as expectativas", segundo refere a Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins.
O valor das exportações no período compreendido entre janeiro e dezembro de 2014 aumentou 13%, em termos acumulados homólogos, totalizando 1,388 mil milhões de euros.
A França é o principal mercado de destino destes bens fabricados em Portugal, com 361 milhões de euros em vendas, tendo crescido 2% face a igual período de 2013 e representando 26% do total de exportações do período em análise.
A Espanha mantém a segunda posição, com um volume de vendas de 360 milhões de euros, crescendo 11% em termos homólogos e aproximando-se cada vez mais da importância do mercado francês.
Angola ocupa a terceira posição do 'ranking', com uma quota de 10% das exportações, mas com um decréscimo homólogo de 1%.
É ainda de destacar que o Reino Unido registou o crescimento homólogo de 151%, posicionando-se no quinto lugar da lista das exportações portuguesas neste domínio, com um volume de vendas superior a 74 milhões de euros.
Na visita às empresas portuguesas representadas na Feira de Milão, Portas estará ainda acompanhado do embaixador de Portugal em Itália, Manuel Lobo Antunes.
Lusa
