O HNA deverá pagar mais de dois mil milhões de libras (2.531 milhões de euros) por aquele aeroporto de pequena dimensão, situado a dez quilómetros do centro financeiro de Londres, detalha a agência, que cita fontes próximas do potencial negócio.
Fundado em 1993 em Hainan, uma ilha tropical no extremo sul da China, o grupo HNA começou por servir como um operador local de transporte aéreo, mas nos últimos anos passou a investir também nos setores do turismo e da logística.
Em janeiro, anunciou a compra da Avolon Holdings, uma empresa de aluguer de aviões, por 7,6 mil milhões de dólares, e na semana passada avançou com uma proposta de 6.000 milhões de dólares pela distribuidora de tecnologia norte-americana Ingram Micro.
Segundo um comunicado emitido em meados deste mês, o grupo compromete-se a realizar um empréstimo de 120 milhões de euros à companhia aérea brasileira Azul, destinado à compra de obrigações convertíveis da TAP (Transportes Aéreos Portugueses) a 10 anos.
A empresa assegurará assim 6,4% do direito de voto na TAP e 55% dos benefícios económicos, lê-se na mesma nota.
Além desse empréstimo, com maturidade de 181 dias e taxa de juros anual fixada em 14,25%, o HNA prevê mais um financiamento de 300 milhões de dólares à Azul, visando tornar-se acionista da empresa.
Lusa