Economia

Governo recorre ao Plano Juncker para injetar capital nas empresas

O Governo quer lançar, até ao início de 2017, dois fundos para capitalizar PME e empresas em processo de reestruturação, num total de dois mil milhões de euros, dos quais 1,4 mil milhões financiados pelo Plano Juncker.

Segundo o Programa Nacional de Reformas, hoje aprovado no Conselho de Ministros, o Fundo Capitalizar -- Crescimento e Inovação, destina-se ao financiamento de "instrumentos de capitalização de empresas em fase de criação, crescimento, inovação e internacionalização" e deverá abranger 8.150 Pequenas e Médias Empresas (PME), estimando-se um aumento de 1.700 milhões de euros nos capitais próprios nas PME.

Os concursos para seleção dos instrumentos financeiros serão lançados no segundo trimestre de 2016 e implementados a partir do terceiro trimestre.

Já o Fundo Capitalizar -- Reestruturação e Crescimento visa apoiar a capitalização de empresas em processos de reestruturação, prevendo-se que atinja 1.100 empresas, permitindo um aumento de 1.080 milhões de euros nos capitais próprios.

O lançamento deste Fundo vai começar a ser preparado no segundo trimestre de 2016, devendo o processo estar concluído até ao final deste ano.

De acordo com a calendarização do Governo, os instrumentos financeiros devem começar a ser implementados no primeiro trimestre de 2017.

Lusa