Economia

Presidente da República desvaloriza críticas ao Programa de Estabilidade

O Presidente da República desvaloriza as críticas do Conselho de Finanças Públicas ao Programa de Estabilidade e, afirma que a palavra decisiva e que verdadeiramente importa é a da Comissão Europeia.

Loading...

Questionado se considera credíveis os números apresentados pelo Governo, o Presidente da República recusou entrar "na discussão de números" e disse que aguardará pela avaliação da Comissão Europeia.

"Nos últimos tempos temos assistido a que ora se entendia que o défice para que se apontava era ainda muito elevado ou baixo demais, ora o crescimento era muito baixo ora alto demais", referiu.

"Portanto, vamos esperar para ver o que é que a Comissão Europeia diz", reiterou.

O Conselho de Finanças Públicas alertou na quinta-feira para uma possível revisão das metas orçamentais inscritas no Programa de Estabilidade 2016-2020, considerando que porque as previsões macroeconómicas podem não se concretizar.

Num parecer desta entidade liderada por Teodora Cardoso, é referido que "o conjunto de previsões para o período apresenta um risco de não realização", o que pode "implicar a revisão dos resultados esperados para os objetivos orçamentais".

Com Lusa