Economia

INE revê em baixa taxa de desemprego de agosto e estima nova descida para setembro

A taxa de desemprego em agosto foi de 10,9% , segundo os dados definitivos do Instituto Nacional de Estatística, o mesmo valor que tinha sido registado em julho. E para setembro, é estimada uma taxa de 10,8%.

A estimativa provisória da população desempregada em setembro foi de 555,6 mil pessoas e a da população empregada foi de 4.567,5 mil pessoas, de acordo com os números divulgados.

A estimativa definitiva da taxa de desemprego de agosto, segundo o INE, foi de 10,9%, mantendo-se inalterada face ao mês anterior, o que representa uma revisão em baixa relativamente ao valor provisório publicado há um mês, em menos 0,1 pontos percentuais.

A estimativa provisória da taxa de desemprego de setembro, por sua vez, foi de 10,8%, tendo diminuído 0,1 pontos percentuais em relação ao valor definitivo do mês anterior e 1,6% face à estimativa definitiva do mesmo mês de 2015.

A taxa de desemprego das mulheres (11,1%) foi superior à dos homens (10,6%) e a taxa de desemprego dos jovens situou-se em 26,5% (menos 0,2 pontos percentuais face a agosto, enquanto a dos adultos foi de 9,7% (mantendo-se inalterada face ao mês precedente).

Com Lusa