Em resposta à questão colocada por Carlos Zorrinho sobre o novo investimento na central nuclear de Almaraz, que envolve a construção de um armazém de resíduos nucleares (ATI), o comissário europeu responsável pelas pastas da Energia e do Clima, Arias Cañete, explicou que a Diretiva 2014/87/Euratom está em processo de transposição para a ordem jurídica espanhola, tendo como prazo limite o dia 15 de agosto de 2017.
À agência Lusa, o eurodeputado Carlos Zorrinho disse esta quinta-feira que aquilo que é relevante na resposta do comissário europeu é que a partir de agosto de 2017 "qualquer decisão sobre investimento nuclear em Espanha ou em qualquer outro país europeu será sujeito a normas mais restritas de segurança".
A Comissão Europeia confirmou ao eurodeputado Carlos Zorrinho que o Conselho de Segurança Nuclear de Espanha devia ter aguardado pela nova diretiva sobre segurança das instalações nucleares antes de autorizar a construção do armazém de resíduos na central de Almaraz.
O eurodeputado português sublinhou ainda que em todo este processo se procurou "minimizar" os parâmetros de segurança.
"Fica também evidente que houve uma precipitação do Conselho de Segurança Nuclear (CSN) espanhol. Com tanta gente, tanto portugueses como espanhóis, preocupada e com dúvidas sobre a central, o mínimo que seria expectável é que se esperasse pela transposição da nova diretiva", concluiu.
Lusa