Última atualização às 12:17
No total, a empresa prevê um investimento de 260 milhões de euros nos próximos quatro anos.
De acordo com o plano de desenvolvimento operacional da rede, apresentado em conferência de imprensa, em Lisboa, está previsto o prolongamento da Linha Amarela do Rato ao Cais do Sodré, com duas novas estações na Estrela e em Santos. O custo desta obra é de 216 milhões de euros, com recurso a fundos comunitários e a empréstimo no BEI - Banco Europeu de Investimento.
Os concursos devem avançar no 2.º semestre de 2018, estando prevista a entrada ao serviço no final de 2021.
Campo de Ourique e Amoreiras aguardam financiamento
Há estudos para outras estações, nas Amoreiras e Campo de Ourique (que chegaram a ser anunciadas na sexta-feira, mas logo o Ministério do Ambiente recuou com o comunicado). Este prolongamento tem um custo estimado de 186,7 milhões, mas não há uma data de conclusão prevista, "por ausência de garantias de financiamento".
O Governo espera arrancar com o prolongamento da linha vermelha no próximo Quadro Comunitário de 2021.
Ligação pedonal entre Rato e Amoreiras
Será ainda construída uma ligação pedonal subterrânea entre a estação do Rato à Praça de Santa Isabel, permitindo o acesso às Amoreiras.
Está também prevista a aquisição de 33 novas carruagens, num investimento estimado de 50 milhões de euros.
O plano foi apresentado pelo presidente do conselho de administração da empresa, Vitor Domingues dos Santos, numa cerimónia com as presenças do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina.
Será ainda construída uma ligação pedonal subterrânea entre a estação do Rato à Praça de Santa Isabel, permitindo o acesso às Amoreiras.
Para este ano, o Governo prevê ainda ampliar o cais da estação de Arroios e reabilitar instalações, nomeadamente as escadas mecânicas da estação Baixa-Chiado.
Com Lusa