Com a morte de Américo Amorim, no passado dia 13 de julho, a fortuna do empresário português passou para a família. Ainda assim, são eles que lideram a tabela dos mais ricos de Portugal.
Em 2.º lugar surge o empresário Alexandre Soares dos Santos, de 82 anos, com uma fortuna de 2532 milhões de euros. No ano passado o líder da Jerónimo Martins já ocupava o segundo lugar com uma fortuna avaliada em 2078 milhões de euros.
No ranking anterior, elaborado pela revista EXAME, a família Guimarães de Mello surgia no 3.º lugar com 1285 milhões de euros. Este ano o lugar mantém-se mas regista uma subida de mais de 100 milhões de euros, com investimentos no Grupo José de Mello, Brisa, CUF e Efacec. No total, a família Guimarães de Mello tem uma fortuna de 1471 milhões de euros e é já a segunda família mais rica de Portugal.
Belmiro de Azevedo recuperou alguns milhões mas não os suficientes para se manter no top 3. O homem que já conquistou o título de mais rico de Portugal ocupa atualmente o 4.º lugar com uma fortuna de 1311 milhões de euros.
A meio da tabela está o empresário António da Silva Rodrigues, com uma fortuna de 1038 milhões de euros. No ano passado a fortuna estava avaliada em 1115 milhões de euros e António Rodrigues também ocupava o 5.º lugar.
Em 6º está a família Alves Ribeiro, detentora de uma empresa de construção, com 952 milhões de euros, contra 972 milhões do ano passado.
Fernando Figueiredo dos Santos surge no 7.º lugar. O primo de Alexandre Soares dos Santos e Maria Isabel dos Santos tem uma fortuna de 664 milhões de euros. No ranking anterior ocupava o 9.º lugar com 545,5 milhões de euros.
Sem sair da família, passamos para o 8.º lugar da tabela, onde surge o nome de Maria Isabel dos Santos, com uma fortuna de 664 milhões de euros. Uma das principais acionistas da Jerónimo Martins, é também a mulher mais rica do país. A empresária detém cerca de 10% da Sociedade Francisco Manuel dos Santos e está mais rica face a 2016 (545,5 milhões de euros).
Fernando Campos Nunes ainda conseguiu um lugar no top 10. Com uma fortuna de 575 milhões de euros, o presidente e maior acionista da Visabeira aumentou a fortuna face a 2016 (561,9 milhões de euros).
No último lugar estão os estreantes Maud e Pedro Queiroz Pereira com uma fortuna de 569 milhões de euros contra 341 milhões do ano passado.
A revista Exame concluiu que a fortuna dos 25 mais ricos de Portugal (no artigo apenas apresentamos o top 10) cresceu e atualmente já vale 10% do PIB.