Economia

Draghi considera "prematuro" apontar riscos em caso de independência da Catalunha

O presidente do Banco Central Europeu (BCE) disse esta quinta-feira ser "prematuro" considerar os riscos de desestabilização que constituiria para a zona euro uma declaração de independência da Catalunha.

Draghi considera "prematuro" apontar riscos em caso de independência da Catalunha
Francois Lenoir

"Concluir desde já sobre um potencial risco de desestabilização financeira é prematuro", declarou aos jornalistas o presidente do BCE, garantindo que segue "com grande atenção" a situação "que evolui todos os dias".

Apesar da incerteza na crise política catalã, o BCE anunciou hoje uma redução para metade no seu programa de compra de dívida na zona euro, a partir de janeiro e até ao final de setembro de 2018, passando o volume de aquisições de 60 mil milhões de euros para 30 mil milhões de euros mensais.

A ameaça de uma proclamação unilateral de independência da Catalunha já fez com que muitas empresas saíssem da região, o que aumenta a incerteza sobre a estabilidade de uma região com uma dívida bastante elevada e dependente do comércio com a União Europeia (UE) e com o resto de Espanha.

Os bancos Sabadell e CaixaBank já mudaram as suas sedes para garantirem que continuam a beneficiar do apoio da UE, caso seja necessário.

Lusa