Economia

Centeno eleito presidente do Eurogrupo

Mário Centeno foi hoje eleito presidente do Eurogrupo pelos ministros das Finanças da Zona Euro. Venceu à segunda volta o luxemburguês Pierre Gramegna, depois de o candidato eslovaco Peter Kazimir e a candidata letã terem abdicado.

Centeno eleito presidente do Eurogrupo
Francois Lenoir

Mário Centeno foi o mais votado na primeira volta (oito votos), após a qual saíram da "corrida" a letã Dana Reizniece-Ozola e o eslovaco Peter Kazimir, tendo o ministro português derrotado o candidato luxemburguês Pierre Gramegna na segunda volta da eleição.

Centeno torna-se assim o terceiro presidente da história do fórum de ministros das Finanças da zona euro, depois do luxemburguês Jean-Claude Juncker e do holandês Jeroen Dijsselbloem, assumindo funções em janeiro próximo.

Mário Centeno iniciará o mandato de dois anos e meio a 13 de janeiro até meados de 2020.