"A Comissão Europeia reconhece que o Instituto Nacional de Estatística (INE) publicou os novos números. Para uma estimativa destes números, temos de aguardar pelos valores harmonizados do Eurostat, que serão publicados em 23 de abril", disse aos jornalistas o porta-voz responsável pelos assuntos económicos e financeiros da Comissão Europeia, em Bruxelas.
Posteriormente, segundo Christian Spahr, o executivo comunitário vai avaliar a situação de cada um dos 28 Estados-membros durante o semestre europeu, em maio, no quadro das "previsões económicas da primavera".
O défice orçamental de 2017 ficou nos 3% do Produto Interno Bruto (PIB), incluindo a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), mas teria sido de 0,9% sem esta operação, divulgou hoje o INE.
Segundo a primeira notificação de 2018 relativa ao Procedimento por Défices Excessivos, remetida hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) ao Eurostat, o défice das Administrações Públicas atingiu 5.709,4 milhões de euros, o que correspondeu a 3% do PIB, acima do saldo negativo de 2% registado em 2016.
"Este resultado inclui o impacto da operação de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), no montante de 3.944 milhões de euros, que determinou um agravamento da necessidade de financiamento das Administrações Públicas em 2% do PIB", afirma o INE.
Lusa