"Vamos boicotar os produtos eletrónicos dos Estados Unidos. Se eles têm IPhone, haverá Samsung noutro lado", declarou o chefe de Estado diante dos membros do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP, no poder), num discurso transmitido pela televisão em direto através do canal CNNTürk.
"Nós também temos a nossa Vestel", declarou o Presidente, referindo-se a uma marca turca de eletrónicos.
O anúncio do Presidente turco faz parte da recente escalada nas tensões diplomáticas entre os Estados Unidos e a Turquia, após a prisão de um pastor protestante norte-americano na Turquia há dois anos e que permanece em prisão domiciliária.
O pastor Andrew Brunson é acusado de espionagem e de ligações ao terrorismo.
O Governo dos Estados Unidos impôs sanções a dois ministros turcos e duplicou as tarifas de aço e alumínio da Turquia, o que aumentou a desconfiança dos investidores no país asiático e acelerou o colapso da lira turca, que desvalorizou mais de 25% este mês.
Erdogan novamente definiu a depreciação da moeda turca como resultado de um "ataque económico" do exterior.
"Podemos fazer duas coisas: uma na economia e outra na política. Tomamos as medidas que economia precisava e continuaremos a fazê-lo. O mais importante é manter uma posição política forte", disse o Presidente turco.
Lusa