Economia

Construção da primeira fábrica da Tesla fora dos Estados Unidos arranca em Xangai

Musk diz estar ansioso pelo lançamento da primeira pedra.

Construção da primeira fábrica da Tesla fora dos Estados Unidos arranca em Xangai
Aly Song

O presidente executivo da fabricante norte-americana de carros elétricos Tesla, Elon Musk, anunciou esta segunda-feira o início da construção da primeira fábrica do grupo na China, que começará a produzir o Model 3 no final deste ano.


"Ansioso pelo lançamento, hoje, da primeira pedra do @Tesla Shanghai Gigafactory", escreveu Musk, na rede social Twitter.


O grupo, que tem sede no estado norte-americano da Califórnia, assinou, em julho passado, um acordo para a transferência dos terrenos onde está a ser construída a fábrica, depois de Pequim ter anunciado a abolição dos limites à participação estrangeira para produtores de veículos elétricos, num esforço para impulsionar o desenvolvimento industrial do país.

Guerra Comercial

A notícia do arranque da construção da primeira fábrica da Tesla fora dos Estados Unidos surge nas vésperas do início das negociações com Washington, que visam pôr fim a uma guerra comercial que ameaça a economia mundial, mas a relação bilateral continua ensombrada por várias incertezas.

Musk afirmou que as instalações estarão concluídas no verão e vão produzir "versões acessíveis" do Model 3 para o continente chinês.

Os modelos mais caros da marca vão continuar a ser produzidos nos EUA. A General Motors, Volkswagen e Nissan têm investido milhares de milhões de dólares no fabrico de veículos elétricos na China, o maior mercado automóvel do mundo.

"capital" económica

A produção local elimina os riscos do aumento de taxas alfandegárias e outras barreiras às importações. A fábrica situa-se no distrito de Lingang, no sudeste de Xangai, a "capital" económica e centro da indústria automóvel do país.

O grupo norte-americano não anunciou ainda os valores do investimento, mas o governo de Xangai afirmou que se trata do maior investimento estrangeiro de sempre naquele distrito.

A empresa enfrenta a concorrência de marcas chinesas, como a BYD Auto e o grupo BAIC Group, que vendem já anualmente dezenas de milhares de carros elétricos e híbridos no país.

Até agora, os fabricantes estrangeiros na China podiam deter apenas 50% dos negócios do setor, obrigando os construtores a unirem-se a empresas estatais chinesas. As marcas evitavam, por isso, fabricar veículos elétricos de última geração na China, para evitar a transferência de tecnologia para potenciais concorrentes.

O grupo japonês Nissan tornou-se, em agosto passado, o primeiro a fabricar veículos elétricos na China, com o modelo Sylphy Zero Emission. A General Motors e a Volkswagen devem começar este ano a vender os primeiros modelos elétricos produzidos no país.

LUSA