Economia

Mónaco é primeiro país europeu com cobertura total de 5G e tem rede da Huawei

O 5G permite maior velocidade de transmissão de dados.

O principado de Mónaco é o primeiro país europeu com cobertura total de tecnologia 5G (quinta geração móvel), tendo a rede sido integralmente construída pela fabricante chinesa Huawei, noticiam esta quarta-feira vários media.

A Monaco Telecom lançou na terça-feira a sua rede 5G com equipamentos da chinesa Huawei, tornado o principado, localizado a sudeste de França, o primeiro Estado europeu totalmente coberto com aquela tecnologia.

"Somos o primeiro Estado totalmente coberto com 5G", salientou o presidente da Monaco Telecom, Etienne Franzi, citado pela AFP, que acrescentou tratar-se do primeiro pilar de um programa para tornar o principado digital.

Por sua vez, este também é um passo para a Huawei, cujas operações têm sido afetadas pelas restrições impostas pelos Estados Unidos por alegadamente fazer espionagem.

O 5G permite maior velocidade de transmissão de dados, com um potencial nunca visto em termos de tecnologia móvel: automóveis autónomos ou cirurgias realizadas à distância são algumas das aplicações da quinta geração, que promete revolucionar o mercado.

Lusa