Economia

Lista dos grandes devedores à banca apresenta valores, mas não revela nomes 

Lista dos grandes devedores à banca apresenta valores, mas não revela nomes 

Grandes devedores estão identificados por código.

O Novo Banco e a Caixa Geral de Depósitos são os dois bancos com mais empréstimos ruinosos. Os dados, divulgados pelo Banco de Portugal, dizem respeito aos oito bancos que receberam ajudas do Estado desde 2007, mas a lista não revela nomes dos devedores.

Esta lista foi divulgada depois de o Banco de Portugal ter tornado público um relatório onde apenas dava conta de quanto é que as instituições receberam em ajudas públicas. Porém, o Parlamento obrigou o supervisor a revelar os dados completos, ainda que os nomes se mantenham anónimos, porque a lei que a Assembleia aprovou assim o exige.

Dados agrupados sobre grandes devedores

A informação divulgada pelo Banco de Portugal, é apresentada por banco, referindo as perdas causadas por um devedor ou grupo empresarial (sem os nomear), informação sobre as perdas à data da ajuda pública e as medidas tomadas para recuperar esses créditos.

Uma das exigências dos deputados ao Banco de Portugal foi que o código atribuído a cada devedor seja o mesmo independentemente de a dívida ser em bancos diferentes, considerando os deputados que se o número atribuído a cada devedor não fosse o mesmo poderia induzir em erro. Assim, mesmo sem nomear os devedores, será possível perceber as dívidas que um mesmo devedor tem a várias instituições financeiras.