Economia

Trump anuncia acordo comercial parcial dos EUA com a China

Yuri Gripas

Presidente dos EUA diz que acordo ainda não foi escrito.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou esta sexta-feira que chegou a um acordo comercial parcial com a China "muito importante", que pode colocar um fim na guerra comercial entre os dois países.

"Chegámos a um acordo muito importante de fase 1, mas que ainda não está escrito", disse Donald Trump aos jornalistas, depois de um encontro com o vice-primeiro-ministro, Liu He, o principal negociador do lado da China.

Esta fase 1, segundo o Presidente norte-americano, incluiu as compras de bens agrícolas, mas também outras áreas, como a propriedade intelectual e serviços financeiros.

O secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, que participou da reunião, adiantou que os Estados Unidos renunciaram ao aumento de tarifas aduaneiras de 250 mil milhões de dólares (cerca de 226 mil milhões de euros) em mercadorias importadas da China, que aumentariam de 25 para 30% no dia 15 de outubro.

Já o negociador chinês falou de "progressos substanciais em muitas áreas". "Estamos felizes", acrescentou Liu he, sugerindo que as negociações vão continuar.

Lusa