Economia

Défice de 2019 deverá ser de 0,1% apesar de resultado histórico nos primeiros meses do ano

Governo mantém expetativas apesar do saldo positivo das contas públicas nos três primeiros trimestres do ano.

É um resultado histórico, até ao momento nunca antes registado em democracia. Pela primeira vez na história, as contas públicas apresentaram um défice de 0% do PIB entre outubro de 2018 e setembro de 2019.

Para o resultado, muito terá contribuido as contas dos primeiros 9 meses do ano. De Janeiro a Setembro, a balança do Estado registou um saldo positivo de 1560 milhões de euros.

Apesar dos resultados, o ministro das Finanças, Mário centeno, mantém as expetativas do governo em baixa e prevê que 2019 termine com o país a registar um défice de 0,1% do PIB - valor que já está contemplado no Orçamento de Estado de 2020.

O valor do défice para 2019 apenas será conhecido em 2020, na mesma altura em que se saberá os dados relativos ao quarto trimestre do ano.

  • Quem és tu, César?

    Extremos

    Quando a investigação da SIC percebeu que a vida publicada de César do Paço poderia ser fruto da imaginação do protagonista, fizemos alguns esforços para conhecer a verdadeira face do empresário. O essencial dessas descobertas será revelado na Grande Reportagem "Cifrões e outros demónios, 2ª edição", último episódio da série "A Grande Ilusão", mas o detalhe dos dois doutoramentos revelamo-lo já aqui.

    Pedro Coelho

  • 0:23