O CEO da Amazon, Jeff Bezos, vai deixar a liderança executiva da empresa no final do ano. Andy Jassy é quem vai assumir o cargo. Bezos passará a ser o presidente executivo do conselho da Amazon.
Jassy está na Amazon desde 1997 e liderava a Amazon Web Services desde o início, responsável por grande parte do lucro da empresa.
Numa carta aos funcionários, Jeff Bezos, que ocupou o cargo de CEO desde que fundou a Amazon, há quase 30 anos, refere que pretende focar-se em novos produtos e iniciativas e que a mudança lhe permitirá dispor de mais tempo para se dedicar a outros projetos, como a empresa de exploração espacial Blue Origin, o jornal 'The Washington Post', que detém, ou as suas instituições de caridade.
“Estou muito contente por anunciar que no terceiro trimestre farei a transição para presidente executivo do conselho da Amazon e Andy Jassy vai tornar-se CEO”, disse Bezos numa comunicação aos funcionários. “Na função de presidente executivo pretendo concentrar as minhas energias e atenção em novos produtos e iniciativas. Andy é conhecido dentro da empresa e está na Amazon há quase tanto tempo quanto eu. Ele vai ser um líder notável e tem toda a minha confiança.”
Nesse comunicado, segundo a NBC News, Bezos considera que este é o "momento ideal para esta transição".
A Amazon é uma das únicas gigantes da tecnologia a ter o fundador como CEO, já que os confundadores da Google, Larry Page e Sergey Brin, renunciaram aos cargos executivos da Alphabet ('holding' da Google e YouTube) em 2019, enquanto Larry Ellison, da Oracle, deixou de ser CEO em 2014 e Bill Gates foi CEO da Microsoft até 2000.
Lançada em 1995, a Amazon foi pioneira nas entregas rápidas e gratuitas tendo conquistado milhões de consumidores que usaram a plataforma para comprar os mais variados produtos desde fraldas a televisores.
Com Bezos, a Amazon lançou também o primeiro e-reader e o sistema inteligente de controlo por voz Echo.