Economia

Ex-ministra diz que Banco de Portugal é que definiu valor do capital do Novo Banco em 2014

Maria Luís Albuquerque ouvida na comissão de inquérito sobre o Novo Banco. 

A antiga ministra das finanças, Maria Luís Albuquerque, diz que a responsabilidade de definir o capital do Novo Banco em 2014 era do Banco de Portugal e não do Governo.

Durante a audição na comissão de inquérito, onde está a ser ouvida esta quinta-feira, a ex-ministra afirmou também que o Executivo da altura não discutiu a possibilidade de haver uma recapitalização pública do banco com recurso à linha da troika.

"Não foi", respondeu à deputada do BE Mariana Mortágua, na primeira pergunta durante a sua audição Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução, quando questionada "em que moldes é que a possibilidade de recapitalização pública foi discutida" entre as partes.

A deputada deduziu então que, "portanto, o Banco de Portugal quando falou publicamente da linha de recapitalização pública estava a falar de uma possibilidade teórica que não foi discutida diretamente com o Governo".

"Exatamente", respondeu Maria Luís Albuquerque, acrescentando que "havia essa possibilidade prevista na legislação, mas não chegou nunca a ser discutida em concreto com o Governo".

  • A árdua experiência com a sustentabilidade 

    Mundo

    E se alguém lhe dissesse que passaria a viver num quarto, com eletricidade apenas para pequenos utensílios domésticos, sem aquecimento central, ar condicionado ou água quente. Teria apenas três conjuntos de roupa, sem máquina de lavar ou secar, faria dieta local sem produtos de origem animal e não andaria de automóvel nem de avião?

    Opinião

    João Abegão