Economia

Ex-ministra diz que Banco de Portugal é que definiu valor do capital do Novo Banco em 2014

Maria Luís Albuquerque ouvida na comissão de inquérito sobre o Novo Banco. 

A antiga ministra das finanças, Maria Luís Albuquerque, diz que a responsabilidade de definir o capital do Novo Banco em 2014 era do Banco de Portugal e não do Governo.

Durante a audição na comissão de inquérito, onde está a ser ouvida esta quinta-feira, a ex-ministra afirmou também que o Executivo da altura não discutiu a possibilidade de haver uma recapitalização pública do banco com recurso à linha da troika.

"Não foi", respondeu à deputada do BE Mariana Mortágua, na primeira pergunta durante a sua audição Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução, quando questionada "em que moldes é que a possibilidade de recapitalização pública foi discutida" entre as partes.

A deputada deduziu então que, "portanto, o Banco de Portugal quando falou publicamente da linha de recapitalização pública estava a falar de uma possibilidade teórica que não foi discutida diretamente com o Governo".

"Exatamente", respondeu Maria Luís Albuquerque, acrescentando que "havia essa possibilidade prevista na legislação, mas não chegou nunca a ser discutida em concreto com o Governo".