Economia

Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves organiza concentração junto às instalações da TAP

Paulo Manso, presidente Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves, em entrevista na SIC Notícias, apresenta a perspetiva destes trabalhadores. Esta segunda-feira é também tornado público um manifesto com medidas que os Técnicos de Manutenção de Aeronaves consideram importantes para uma verdadeira reestruturação da TAP.

Loading...

O Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves (SITEMA) organiza esta segunda-feira uma concentração junto às instalações da TAP, em Lisboa, e torna público um manifesto em que apresenta medidas para a reestruturação da companhia aérea.

Segundo as linhas gerais do manifesto divulgadas pelo sindicato, o documento "Por uma verdadeira reestruturação da TAP" defende medidas que promovam a "dinamização económica da área de manutenção e engenharia da TAP", aumentando a rendibilidade dessa área para o grupo de aviação.

Paulo Manso, presidente do Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves, em entrevista à SIC Notícias, explica que os trabalhadores estão a sentir a reestruturação "naquilo que são as condições", mas não veem "no dia a dia alterações na dinâmica e operação da empresa".

O sindicato diz não compreender como a TAP recusa trabalho na área de manutenção e engenharia e envia aviões para manutenção no Brasil, "ao mesmo tempo que se colocam trabalhadores em 'lay-off' e se prepara a desvinculação de outros por, alegadamente, não haver trabalho".

"É algo que não conseguimos compreender nesta fase que estamos a passar, em que efetivamente se está a gastar dinheiro, inclusive para despedir colegas nossos e enviá-los para o desemprego, e simultaneamente se está a enviar os nossos aviões para o Brasil."

Segundo o SITEMA, nos últimos anos, mais de 100 profissionais decidiram abandonar a TAP devido a condições contratuais e, na antevisão do atual Plano de Reestruturação, a TAP dispensou mais de 120 técnicos de manutenção entre fins de contrato e cancelamento de formação base.