Economia

"Pela primeira vez, Portugal está a enfrentar uma crise sem ameaça de austeridade", garante João Leão

Ministro das finanças rejeita aumento de impostos.

Loading...

No âmbito da conferência "Fundos Europeu: Gestão, Controlo e Responsabilidades", uma iniciativa conjunta do Tribunal de Contas (TdC) de Portugal e do Tribunal de Contas Europeu (TCE), João Leão falou sobre “Os efeitos da covid-19, a sustentabilidade das finanças públicas e o financiamento europeu”.

O ministro das Finanças diz que Portugal está em condições de enfrentar a crise económica provocada pela pandemia sem recorrer à austeridade.

João Leão sublinhou que o Plano de Recuperação e Resiliência não vem substituir a despesa, mas é essencial para a sustentabilidade das contas públicas.

"Pela primeira vez, Portugal está a enfrentar uma crise sem a ameaça de austeridade e sem ter de aumentar impostos, como alguns defendem. A razão por que estamos em condições de poder assegurá-lo aos portugueses é porque soubemos fazer o trabalho de casa antes da crise e atingimos o primeiro excedente orçamental da democracia em 2019", rematou João Leão, projetando que "já em 2022 Portugal recupere o nível do PIB de 2019, antes da pandemia".