Economia

Amazon vai começar a aceitar Bitcoin? Não se sabe, mas a criptomoeda voltou a disparar

DADO RUVIC

Comentários de Elon Musk e de Jack Dorsey da quarta-feira passada ajudaram a segurar a criptomoeda acima da barreira dos 30 mil dólares.

A Amazon abriu uma vaga de emprego para diretor de moeda digital e os mercados de criptomoedas reagiram: esta segunda-feira, a Bitcoin negociava nos 38.447,88 dólares, numa subida intradiária de mais de 12%, já longe dos temores de um bear market (mercado em baixa) para a criptomoeda. A abertura desta vaga foi interpretada como uma futura adopção da parte da Amazon de pagamentos em criptomoedas.

O valor da Bitcoin voltou a subir acima dos 30 mil dólares em meados da semana passada depois de, na segunda-feira anterior, ter recuado abaixo desse valor. O que, de acordo com especialistas na comercialização da criptomoeda mais conhecida, era um mau augúrio: 30 mil dólares é considerado, neste momento, como 'suporte', isto é, valor onde a procura é suficiente para manter o preço dada a oferta.

Negociar abaixo desse valor significa que há falhas nesse equilíbrio e que, continuadas, podem significar mais quedas. Os mais pessimistas já anteviam, na terça-feira, um bear market para a criptomoeda.

Mas, na quarta-feira, aconteceu o "B Word", evento que juntou grandes entusiastas da criptomoeda mais conhecida. Foram oradores Jack Dorsey, co-fundador da rede social Twitter e da empresa de pagamentos Square, e Elon Musk, fundador da Tesla, conhecidos pelas suas intervenções na rede social do passarinho capazes de provocar quedas e subidas expressivas na sequência de tweets sobre o uso da Bitcoin.

Desta vez, além dos comentários de Dorsey sobre a "inspiradora" Bitcoin - "faz-me lembrar os tempos iniciais da Internet", recordou - Musk reconheceu que a Tesla poderia voltar a aceitar Bitcoin para a aquisição de automóveis à medida que a mineração da criptomoeda, grande consumidora de energia, começa a depender mais da produção renovável.

Foi o início de uma recuperação que já levou o valor da Bitcoin para perto dos 40 mil dólares, a barreira que os operadores do mercado já esperam ver superada nesta súbita valorização.