Economia

Governo cria grupo de trabalho para analisar perdas dos lesados do BES e BANIF

O início dos trabalhos está previsto para setembro.

Faixa colocada pelos lesados do BES no início do julgamento do ex-banqueiro Ricardo Salgado no âmbito da Operação Marquês onde  responde por três crimes de abuso de confiança, no Juízo Central Criminal de Lisboa.
Faixa colocada pelos lesados do BES no início do julgamento do ex-banqueiro Ricardo Salgado no âmbito da Operação Marquês onde responde por três crimes de abuso de confiança, no Juízo Central Criminal de Lisboa.
MANUEL DE ALMEIDA

O Governo promoveu a constituição de um grupo de trabalho com o Banco de Portugal e a CMVM para procurar dar resposta às perdas dos lesados do BES e do BANIF, prevendo o seu início em setembro.

"[...] O Governo promoveu a constituição de um grupo de trabalho com o Banco de Portugal e a CMVM [Comissão do Mercado de Valores Mobiliários], com o objetivo de analisar e de procurar dar resposta às questões relacionadas com as perdas sofridas pelos clientes com produtos do BES e do BANIF, em particular aqueles residentes nas Regiões Autónomas, África do Sul e Venezuela", anunciou, em comunicado, o gabinete do ministro das Finanças.

A criação deste grupo já tinha sido avançada pelo primeiro-ministro, António Costa, aquando das comemorações do dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

As associações representativas dos clientes do BES e do BANIF (como a ALEV, ABESD e ALBOA) podem também ser chamadas a participar nas reuniões do grupo, em função das matérias que estejam a ser discutidas.