Economia

Polaca R.Power investe 35 milhões em centrais solares em Portugal

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

A empresa polaca de energias renováveis anunciou a aquisição de um conjunto de projetos que deverão começar a ser construídos em 2022 em Santarém, Portalegre e Castelo Branco

A empresa polaca de energias renováveis R.Power anunciou a aquisição de um conjunto de projetos fotovoltaicos em Portugal, que somarão uma capacidade de 59 megawatts (MW) e que implicarão por parte da R.Power um investimento total de 35,4 milhões de euros.

As centrais serão instaladas nos distritos de Santarém, Portalegre e Castelo Branco, e vão gerar cerca de 100 GWh (gigawatt hora) de energia elétrica por ano, o que é suficiente para atender às necessidades de energia de cerca de 30.000 agregados familiares.

"Todos os projetos devem estar prontos para construção em 2021, e a construção está prevista para começar em 2022", explica a R.Power em comunicado.

A eletricidade destas centrais solares será vendida em condições de mercado, sem tarifas subsidiadas, por via de contratos de aquisição de energia.

"A nossa estratégia actual é baseada não só na aquisição e realização de projetos fotovoltaicos, mas também na construção do nosso próprio portefólio de parques solares como produtor independente de energia elétrica", sublinhou o presidente da R.Power, Przemek Piet, no mesmo comunicado.