Economia

Ford lança serviço de aluguer de trotinetes elétricas em Portugal

Matosinhos foi a cidade portuguesa escolhida para o lançamento do serviço de aluguer de trotinetes elétricas da Spin, empresa de micromobilidade da Ford Motor Company. Por enquanto só será possível circular dentro dos limites do município

A Spin, empresa de micromobilidade da Ford Motor Company, lança esta segunda-feira, em Matosinhos, o seu serviço de aluguer de trotinetes elétricas em Portugal.

O lançamento resulta de uma parceria entre a Spin e o CEIIA - Centro Português de Engenharia e Desenvolvimento, para se implementar o projeto AYR. Este projeto é uma ideia do CEIIA para a cidade de Matosinhos, tendo como objetivo "recompensar a população da cidade pelos seus comportamentos sustentáveis".

"O AYR irá quantificar as emissões de CO2 evitadas pelos utilizadores que optarem por utilizar as trotinetes elétricas partilhadas da Spin em vez de um carro e atribuir créditos que podem ser acumulados numa carteira digital. Estes créditos poderão ser trocados por bens ou serviços "verdes" em Matosinhos, tais como descontos em eletricidade usada no carregamento de veículos elétricos, ou descontos na compra de bilhetes para eventos culturais, entre outros serviços da cidade", indicou a Spin em resposta ao Expresso.

Este projeto, aliado a outros "projetos inovadores para tornar a cidade mais sustentável e inteligente na área da mobilidade", foram o fator chave para a Spin escolher Matosinhos para o lançamento deste serviço em Portugal. "Acreditamos que é uma das cidades ibéricas que partilham a nossa visão de mobilidade em toda a Europa", contou a empresa.

Para usufruir destas trotinetes é necessário ter a aplicação da Spin (disponível nas lojas da Apple e da Google). Na aplicação será possível encontrar quais as trotinetes disponíveis em Matosinhos e depois bastará ler o código QR da trotinete escolhida para começar a viagem.

No entanto, só será possível circular com este transporte dentro dos limites do município, mas a empresa quer alargar este serviço, não só para o Porto, como para várias outras cidades. "O objetivo ao entrar em Portugal é tornar-se a principal referência de bicicletas e trotinetes partilhadas no país. Estamos em conversações com várias cidades e esperamos até ao final do ano expandir os nossos serviços para outras cidades portuguesas", diz a empresa.

Questionada quanto aos preços praticados, a empresa apenas respondeu que no primeiro mês vai oferecer cinco euros na primeira viagem de trotinete, mediante a inserção de um código de desconto e que, no futuro, lançará o passe Spin com "preços competitivos".