Economia

Cuidado, Tesla. Ford quer ser líder nos carros elétricos

A construtora de automóveis norte-americana terá de aumentar muito a sua capacidade de produção de baterias para acompanhar as rivais já mais adiantadas na transição para a mobilidade elétrica.

A Ford, que já anunciou que quer vender apenas carros elétricos na Europa em 2030, tem um objetivo: ser a maior produtora do mundo de automóveis movidos a eletricidade, segundo o presidente executivo, Jim Farley, citado numa notícia desta sexta-feira do "Financial Times" .

"Nos próximos anos", disse, a empresa quer "tornar-se o segundo maior produtor de veículos elétricos", mas "a ambição é tornar a Ford na maior produtora de veículos elétricos do mundo", disse, citado pelo jornal.

Só o conseguirá, ressalva, quando a produção de baterias entrar em velocidade de cruzeiro, e quando tiver mais modelos disponíveis no segmento.

Num desafio a produtoras de veículos elétricos como a Tesla, Farley disse que prevê produzir 600 mil automóveis livres de combustíveis fósseis até 2023 e que quer recuperar o tempo perdido neste segmento ao lançar mais gamas de carros nos próximos tempos.

Um objetivo que está longe de ser conseguido ao dia de hoje: a Ford teve vendas residuais de carros elétricos em 2020, e vendeu apenas 18.900 automóveis até setembro deste ano. Em resumo, a milhas da Tesla, que vendeu 200 mil no ano passado.

Acresce o facto de, para conseguirem cumprir esta vontade, terem de aumentar muito a produção de baterias, algo que os analistas citados pelo "Financial Times" desconfiam ser difícil.

A construtora norte-americana produzirá, de acordo com os contratos até agora firmados, 1,5 milhões de baterias até 2030, o que deixará a produção "muito abaixo" das concorrentes, disse Simon Moores, da Benchmark Mineral Intelligence, ao jornal britânico.