Economia

Deutsche Bank alvo de buscas

Operação envolveu o ministério público alemão, a polícia federal e funcionários do regulador alemão da banca.

Deutsche Bank alvo de buscas

O Deutsche Bank e a gestora de ativos DWS, da qual é accionista maioritária, foram alvo de buscas pelas autoridades alemãs por suspeitas de ‘greenwashing’, isto é, de enganar o mercado dizendo que os investimentos e decisões de gestão são feitas respeitando critérios ambientais, avança o “Financial Times” desta terça-feira, 31 de maio.

As buscas envolveram o ministério público alemão, a polícia federal e funcionários do regulador alemão da banca, o BaFin, num total de 50 pessoas que entraram esta manhã nos escritórios do banco em Frankfurt.

O Deutsche Bank é acusado de ter enganado os investidores no relatório e contas de 2020 ao dizer que mais de metade dos 900 mil milhões de dólares (835 mil milhões de euros) da sua carteira de ativos tinham sido investidos respeitando boas práticas ambientais e sociais, segundo o jornal britânico.

A denunciante Desiree Fixler, antigo quadro da DWS com o cargo de diretora global de sustentabilidade, foi quem acusou o banco de estar a mentir – o que provocou uma investigação do regulador norte-americano, a SEC, cujo exemplo o BaFin neste momento segue.

A gestora, despedida no início do ano passado, foi responsável pela denúncia das falhas no cumprimento dos critérios de tal forma que a DWS reviu em baixa o montante total dos investimentos que cumpriam critérios sociais e ambientais para 115 mil milhões de euros em 2020, no relatório publicado este ano, face aos 459 mil milhões de euros em 2020 anteriormente divulgados.

Segundo o ministério público de Frankfurt, é de uma “potencial fraude” que se trata. As buscas foram “desencadeadas por notícias nos media internacionais e nacionais sobre a gestora de ativos DWS que, ao promover os chamados ‘produtos financeiros verdes’ vendeu-os como sendo ‘mais verdes’ ou ‘mais sustentáveis’ do que realmente eram (…) depois de uma análise, emergiram provas factuais suficientes em como, ao contrário das declarações feitas nos prospectos dos fundos da DWS, os fatores de governança ambiental e social [ESG na sigla em inglês] (…) não foram sequer tomados em conta num grande número de investimentos“, segundo comunicado citado pelo “Financial Times”.

O QUE É ‘GREENWASHING’?

‘Greenwashing’ é o termo em inglês utilizado para as situações em que empresas e instituições alegam tomar decisões de gestão tendo em conta as exigências de proteção ambiental, quando na verdade não o fazem.

Também é um termo utilizado quando as empresas publicitam fortemente decisões e atividades alinhadas com critérios ambientais que na verdade não têm grande impacto real, e que servem principalmente para distrair a atenção das atividades principais, muitas vezes com grande custo ambiental e humano.