A Pluris vai ficar com a maior fatia dos apoios dos fundos de capitalização do Banco Português de Fomento para empresas afetadas pela pandemia. Os 40 milhões de euros que a empresa de Mário Ferreira vai receber, serão usados para apoiar o aumento de capital da Mystic Cruises. A empresa detém a operação de barcos e também 35% da TVI.
Na primeira ronda do Programa de Recapitalização Estratégica do Fundo de Capitalização e Resiliência, 12 empresas vão receber um apoio de quase 77 milhões de euros.
Este programa visa reforçar o capital de empresas estratégicas para o país. A Pluris Investments recebe 52% do PRR à Recapitalização.
A empresa que concentra os investimentos de Mário Ferreira, integra a operação dos barcos e também uma posição de controlo da Media Capital, vai receber 40 milhões de euros.
A candidatura aprovada, segundo o Banco do Fomento, que gere os fundos, “visa exclusivamente o apoio à atividade turística” do grupo económico.
À TSF, o empresário esclarece que não se trata de “um auxílio do Estado”, mas sim de um empréstimo por um banco regulado “com regras muito rígidas impostas pela comunidade europeia.
O empresário explica ao jornal Público que o financiamento é reembolsável, com taxas de juro superiores à média que é paga junto da banca privada.
Reforçada com 52% do apoio desta primeira ronda de apoios, a Pluris Investments ultrapassa o limite preferencial de 10 milhões de euros que estavam definidos nas regras. Além disso, das 12 candidaturas aprovadas, apenas duas preveem a entrada de capital público e privado.