Economia

Notícia SIC: bancos suíços em guerra judicial que envolve altos funcionários portugueses

Crédit Suisse garante que perdeu 46 clientes num mês e acusa gestores portugueses.

Loading...

Dois bancos suíços estão numa batalha judicial que envolve altos funcionários portugueses. O Crédit Suisse acusa os empregados de terem roubado informações confidenciais que levaram para um banco concorrente. Terão desviado dezenas de clientes milionários e seis já foram constituídos arguidos.

Uma equipa de 10 gestores portugueses foram contratados pelo banco suíço, Julius Baer, depois de saírem do rival Crédit Suisse.

Os funcionários portugueses estão a ser acusados pelo Crédit Suisse de roubo de informações confidenciais e de desvio de dezenas de clientes.

O processo foi aberto quatro meses após a equipa iniciar funções no escritório português do banco operado a partir de Espanha. Porém, passados dois anos, ainda não há acusações.

A SIC teve acesso à investigação que relata picos anormais de impressão de documentos nos meses anteriores à demissão.

A saída dos funcionários portugueses terá coincidido com um anormal recebimento de cartas de clientes, que terão pedido a transferência de ativos do Crédit Suisse para o Julius Baer.

O banco garante que perdeu 46 clientes num mês.

Os suspeitos negam todas as acusações e contam às autoridades que apenas imprimiram documentos para passarem informações aos colegas que ficaram.