Da reunião, informam os sindicatos em comunicado, "foi possível encontrar uma posição de consenso entre as partes, levando à desconvocação do pré-aviso de greve agendado para os dias 19, 20 e 21 de agosto nos 10 aeroportos nacionais".
De acordo com um comunicado da SINTAC, a ANA/VINCI "demonstrou alguma abertura em alguns aspetos propostos", que serão abordados com vista à resolução dos mesmos.
Após várias horas de negociações, a posição de consenso resultou numa "clara abertura para fazer face à escassez de RH [recursos humanos] nas áreas operacionais, um aumento salarial intercalar e a negociação de um AE (acordo de empresa), os dois últimos a concretizar através de mediação da DGERT”, explicou o sindicato.
Neste sentido, empresa e sindicatos vão encetar, a 14 de setembro, reuniões para fazer um levantamento dos trabalhadores necessários e iniciar o processo de recrutamento.
“Ao dia de hoje temos aquilo a que denominamos de ‘acordo possível’. No entanto, não nos esquecemos de que tempos difíceis estão por vir e que a empresa – ANA/VINCI – terá de que fazer repercutir nos salários dos trabalhadores a inflação galopante e os seus próprios resultados, que se adivinham muito bons”, referiu, na mesma nota, o dirigente do Sintac para a ANA- Aeroportos, Ruben Simas.