Economia

Gasoduto entre Espanha e França poderá estar a funcionar dentro de 9 meses

Gasoduto entre Espanha e França poderá estar a funcionar dentro de 9 meses
Virginia Mayo
Anúncio foi feito pela ministra da Energia espanhola.

Um novo gasoduto, que vai fazer a ligação entre Espanha e França, poderá estar a funcionar dentro de oito a nove meses.

A garantia foi dada esta sexta-feira pela ministra da Energia de Espanha, Teresa Ribera, numa entrevista à TVE. A ligação será feita pelos Pirenéus, uma das fronteiras entre os dois países.

Esta nova interligação, este gasoduto poderá estar a funcionar em cerca de 8 ou 9 meses na fronteira sul, ou seja, dos Pirenéus para Espanha.

Este anúncio surge depois de o Chanceler alemão, Olaf Scholz, ter voltado a insistir, na quinta-feira, na construção de um gasoduto de Portugal para a Europa Central.

O grande objetivo deste tipo de medidas passa por acabar com a dependência energética da Rússia.

Scholz revelou que já iniciou contactos com os líderes de Portugal, Espanha, França e da Comissão Europeia, para lhes fazer chegar a sua vontade em fazer avançar o projeto.

O primeiro-ministro português, António Costa, já respondeu ao Chanceler alemão e disse que a "Alemanha pode contar 100% com o empenho de Portugal para a construção do gasoduto".

O Chanceler alemão lamentou também que esta ligação ainda não tenha sido construída, porque agora permitiria dar uma "contribuição maciça" para o abastecimento no norte da Europa, devido à crise energética que surgiu após a guerra na Ucrânia.

Últimas Notícias
Mais Vistos