Economia

ASAE apreende "imitações perigosas" de alimentos na região Norte

ASAE apreende "imitações perigosas" de alimentos na região Norte
Supirak Jaisan/EyeEm
Parecem inofensivos, mas pelas semelhantes aos alimentos reais podem representar um risco para "a saúde e segurança dos consumidores", principalmente dos mais novos.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) dá conta, esta quinta-feira, de uma operação invulgar que visou a fiscalização "dos requisitos legais dos produtos vulgarmente conhecidos por imitações perigosas de géneros alimentícios". A operação foi levada a cabo nos concelhos do Porto e de Barcelos.

Resultado? Foram apreendidos 3.700 artigos num valor aproximado de 15 mil euros. Entre esses artigos encontram-se cenouras, azeitonas e bolos, tipo cupcakes ou donuts, e cujas semelhanças com os produtos reais são evidentes.

"A ASAE relembra que é proibido o fabrico, a comercialização, importação de produtos suscetíveis de serem facilmente confundidos com géneros alimentícios", sustentando que os mesmos, "embora não sendo géneros alimentícios, possuem o aspeto, a forma, a cor, o cheiro, o acondicionamento, a rotulagem, o volume, as dimensões, ou qualquer combinação destas características, suscetíveis de induzir os consumidores, em especial as crianças", lê-se no comunicado enviado às redações.

Os mais novos, alerta a ASAE, podem "confundi-los com géneros alimentícios e, por esse motivo, os levem à boca, os chupem ou ingiram, podendo constituir um risco", nomeadamente "asfixias, intoxicações, perfurações ou obstruções do aparelho digestivo".

Últimas Notícias
Mais Vistos