Economia

Preço dos combustíveis: gasolina vendida acima da referência, gasóleo abaixo

Preço dos combustíveis: gasolina vendida acima da referência, gasóleo abaixo
Xavier Lorenzo
Saiba como é calculado o preço médio semanal.

A média dos preços nas gasolineiras ficou, na semana de 12 a 18 de setembro, no caso da gasolina, 3,6 cêntimos acima do preço médio semanal determinado pela ERSE e 3,3 cêntimos abaixo no gasóleo.

Em termos percentuais, “a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 2,0% acima do preço eficiente e o gasóleo simples foi anunciado 1,8% abaixo do preço eficiente”.

Como é calculado o preço médio semanal?

O preço eficiente é um preço médio semanal determinado pela ERSE e resulta da soma das seguintes componentes: os preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos, segundo a entidade reguladora.

Relativamente à semana anterior, no que respeita aos preços com descontos, publicados pela DGEG - Direção-Geral de Energia e Geologia, "a gasolina 95 simples apresentou um desvio de - 1,4% face ao preço eficiente e o gasóleo simples de - 5,9%".

Assim, "em termos absolutos, estas estimativas situam-se, para a gasolina 95 simples em - 2,4 cent/l, e para o gasóleo simples em - 10,7 cent/l abaixo dos respetivos preços eficientes".

O preço com desconto é o preço médio publicado pela DGEC.

De acordo com a entidade reguladora, para esta semana (entre 19 e 23 de setembro), "o preço eficiente antes de impostos é de 0,953 euros/litro para a gasolina 95 simples e de 1,167 euros/litro para o gasóleo simples".

Após os impostos, o preço médio semanal fica nos 1,734 euros/litro e nos 1,845 euros/litro, para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, respetivamente.

Últimas Notícias
Mais Vistos