Economia

Nova tabela da ADSE: direção justifica aumentos de preços

Há cerca de 1.300 beneficiários da ADSE que viram os preços aumentarem. A consulta multidisciplinar de oncologia, por exemplo, passou a custar 150 euros, quando antes custava 92.

Loading...

Os beneficiários da ADSE foram surpreendidos esta quarta-feira com os aumentos na nova tabela de preços. A direção da ADSE diz que a atualização tinha de ser feita por causa da inflação.

A inflação é usada como justificação para a nova tabela de preços da ADSE que entrou em vigor no primeiro dia de Março. Os beneficiários queixam-se dos aumentos, mas os hospitais privados dizem que a atualização era fundamental.

Muitos médicos deixaram o acordo

Esta nova tabela de preços tenta combater o facto de, nos últimos anos, cada vez mais médicos e hospitais privados deixarem o acordo.

Atualmente a ADSE é um organismo financiado na totalidade pelos beneficiários, sendo que 3,6% do salário base vai para o instituto público do Estado.

Consultas ficaram mais caras

Há cerca de um milhão e 300 mil beneficiários da ADSE que viram os preços aumentarem. A consulta multidisciplinar de oncologia, por exemplo, passou a custar 150 euros, antes custava 92 euros.

Agora, a ADSE paga 117 euros em vez dos 72 euros. Já o beneficiário terá de pagar mais de 32 euros, quando antes pagava apenas19,95.