Economia

Preço dos combustíveis voltou a subir

Esta semana, o litro sobiu, em média, 4 cêntimos no gasóleo e 1 cêntimo na gasolina.

Loading...

Na passada semana, os combustíveis sofreram uma redução, mas a partir desta segunda-feira se tiver de abastecer o seu automóvel os preços já vão estar mais caros.

Desta vez, o litro sobe, em média, quatro cêntimos no gasóleo e um cêntimo na gasolina. Este aumento deixou algumas pessoas surpreendidas.

"Só soube hoje de manhã [do aumento dos combustíveis] quando me levantei e vi as notícias", disse Humberto Campos na manhã desta segunda-feira quando abastecia o seu automóvel.

A SIC esteve num posto de combustível, em Aveiro, onde a subida até foi mais acentuada face aquilo que estava previsto. O litro do gasóleo, neste estabelecimento, começou a semana 6 cêntimos mais caro e a gasolina mais 2 cêntimos.

Há várias semanas que o preço do gasóleo não subia tanto. Um aumento que estará relacionado com a decisão do Governo reduzir em março o desconto no ISP, o Imposto sobre Produtos Petrolíferos

O descontentamento com os impostos que são pagos são alvo de contestação por parte dos clientes.

"Infelizmente em Portugal temos a consciência que o que estamos a pagar é uma fatia muito grande de imposto, comparado com os outros países da Europa. Portanto é uma grande frustração nós termos que pagar estes valores.", assumiu Humberto Campos.

Em média, nos postos de abastecimento do país, o gasóleo simples está a 1,55€ e a gasolina a 1,67€.

Os valores mais altos desde o início do ano foram atingidos nos primeiros dias de fevereiro. Nessa altura, os preços dos combustíveis estavam, 7 a 10 cêntimos mais alto do que é registado agora.