Economia

Compras no comércio tradicional? "Tomate está a 1,69€ e no supermercado está a 2,49€"

A inflação abrandou em fevereiro para 8,2%, mas a descida não se tem refletido no preço dos alimentos. Com os bens essenciais a aumentarem cada vez mais, são muitas as pessoas que optam por comprar no comércio tradicional.

Loading...

Ana, uma das clientes habituais da feira de Monte Abraão, no concelho de Sintra, considera que compensa comprar fora das grandes superfícies. Em declarações à SIC, fez uma comparação entre o preço do tomate.

"O tomate, por exemplo, era a 0.99 euros. Hoje está a 1,69 euros, mas no supermercado está a 2,49. É uma grande diferença", disse.

E não é a única a sentir a diferença. Vários clientes, ouvidos pela SIC, queixam-se do aumento acentuado do preço nas frutas e legumes. Quem vende, tenta ajustar os preços para diminuir o peso da fatura na carteira dos clientes e para chamar mais pessoas para este tipo de comércio.

Os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística dão conta de um abrandamento da inflação em fevereiro, para os 8,2 %. Ainda assim a descida não se reflete no preço dos alimentos.