Economia

Ministério de Medina dá luz verde a acordo entre administração da TAP e pilotos

Notícia SIC

Ministério de Medina dá luz verde a acordo entre administração da TAP e pilotos
Francisco Seco/AP

O Governo espera agora que o sindicato dos pilotos desconvoque a greve agendada para a Páscoa.

O Ministério das Finanças deu aval ao acordo entre a administração da TAP e o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC). A tutela espera agora que seja cumprida a promessa dos pilotos e que a greve prevista para o período da Páscoa seja desconvocada.

Este acordo, recorde-se, já tinha sido, na semana passada, aprovado pelo Ministério das Infraestruturas que considerou até tratar-se de um bom acordo.

O SPAC marcou greve para o período da Páscoa, justificando esta posição com o facto de o acordo ainda não ter sido validado pelo ministro Fernando Medina, que tem a tutela da companhia aérea.

Ao que a SIC apurou, o Ministério das Finanças pretende notificar a TAP o mais rapidamente possível, esperando que depois o sindicato de pilotos desconvoque a greve.

O presidente do SPAC, Tiago Faria Lopes, assegurou que a greve seria desconvocada assim que a tutela, ou seja, o Ministério das Finanças desse o "aval" ao acordo assinado no passado dia 17 de março.

Os pilotos marcaram uma paralisação entre os dias 7 e 10 de abril, precisamente o fim de semana da Páscoa um período de época alta, que pode causar prejuízos à companhia aérea.

O que prevê o acordo?

Entre outras coisas, prevê acabar com a intenção de despedimento coletivo e uma nova tabela de ajudas de custo, a partir de abril.