Economia

Novos contratos de arrendamento atingem valor recorde em 2022

Pela primeira vez, a marca de 90.000 novos contratos de arrendamento num ano foi ultrapassada. Ainda assim, os proprietários consideram que os dados não têm grande significado.

Loading...

O valor das rendas tem aumentado, mas no ano passado foram celebrados em Portugal mais de 90.000 contratos de arrendamento, o número mais elevado de sempre.

Pela primeira vez, a marca de 90.000 novos contratos de arrendamento num ano foi ultrapassada. De acordo com os dados do INE, a que o jornal Público teve acesso, em 2022 foram assinados 92.600 novos contratos. Além disso, o aumento do número de arrendamentos de habitações de 2021 para 2022 foi de 6%.

Na capital portuguesa os novos contratos aumentaram um pouco mais de 4% apesar do valor médio de rendas ter subido perto de 15%. Já no Porto o número de novos arrendamentos aumentou apenas 1%.

Ainda assim, os proprietários dizem que estes dados não têm um grande significado. O número é "baixíssimo num ano, relativamente às carência de habitação que existe", entende Luís Menezes Leitão , da Associação Lisboense de Proprietários.

Para o aumento da procura dos arrendamentos contribui a subida das taxas de juro e a crescente dificuldade em conseguir um empréstimo para a compra de casa.

Os proprietários admitem também que a procura de arrendamento de casa por estrangeiros aumentou no ano passado.