Economia

Moody's sobe rating da TAP, mas ainda com elevado nível de risco

A Moody's reviu em alta o rating da TAP, que ainda assim se mantém no quinto nível de “lixo”. O outlook, que reflete as perspetivas para avaliações futuras, foi revisto para “positivo”

A Moody's, agência de notação financeira, reviu em alta o rating da TAP de B3 para B2, anunciou a companhia aérea em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta terça-feira.

A companhia aérea passa do sexto nível de ‘lixo’, para o quinto nível. Ainda assim, continua no nível B, o que significa que a Moody’s considera que o investimento na TAP é “altamente especulativo” ou está sujeito a um elevado “risco”.

Segundo a nota da TAP, “o rating das obrigações senior unsecured 2024 no montante de 375 milhões de euros foi também revisto em alta para B2” e o "outlook [perspetivas futuras] de todos os ratings também foi revisto em alta, sendo agora positivo".

A companhia aérea refere que a revisão do seu rating se deve “à forte melhoria dos resultados operacionais e em paralelo com a melhoria das métricas de crédito”.

“A recuperação estimada no tráfego de passageiros em 2023 continua a suportar melhorias no perfil de crédito da TAP, e consequentemente, a revisão para positivo do outlook”, indica, por fim, a TAP.