Economia

Auchan nega “totalmente” fixação de preços e vai recorrer judicialmente

O Auchan informou que vai recorrer judicialmente da coima que lhe foi aplicada pela Autoridade da Concorrência por ter participado num esquema de fixação de preços, acusação que recusa.

Auchan nega “totalmente” fixação de preços e vai recorrer judicialmente

O grupo Auchan "refuta totalmente" as práticas que lhe são imputadas pela Autoridade da Concorrência (AdC) de participação num esquema de fixação de preços, que valeu a aplicação de uma coima.

Em comunicado, o grupo, detentor dos hipermercados Jumbo, informou esta quarta-feira que vai "recorrer judicialmente da decisão, exercendo naturalmente os direitos previstos na Lei da Concorrência".

"A Auchan reforça que são assegurados internamente todos os processos de formação e controlo dos seus colaboradores a fim de evitar qualquer tipo de comportamentos que possam resultar na violação das regras de concorrência", acentuou o grupo de distribuição.

A AdC multou a Auchan em 1,48 milhões de euros, no âmbito de uma investigação que afetou também o Modelo Continente, o Pingo Doce e o fornecedor de produtos de beleza, cosmética e higiene pessoal JNTL Consumer Health, "por terem participado num esquema de fixação de preços de venda ao consumidor (PVP) dos produtos daquele fornecedor".

No total, a AdC multou em 16,9 milhões de euros as cadeias de supermercados e o fornecedor indicado.

A AdC informou, em comunicado, que a investigação "permitiu constatar que as empresas de distribuição participantes adotaram comportamentos com o objetivo de concertar os preços de retalho nos seus supermercados, suavizando a concorrência, mediante contactos estabelecidos através do fornecedor comum, sem necessidade de comunicarem diretamente entre si".

Segundo a entidade, "trata-se de conspiração equivalente a um cartel, conhecido na terminologia do direito da concorrência como 'hub-and-spoke'", que "elimina a concorrência, privando os consumidores da opção de melhores preços, mas assegurando melhores níveis de rentabilidade para toda a cadeia de distribuição, incluindo fornecedor e cadeias de supermercados".