Economia

Generali compra Liberty Europa por 2,3 mil milhões de euros

A Generali assegurou a compra da operação da Liberty na Europa. O grupo que detém a seguradora Tranquilidade vai ficar com a sucursal em Portugal e espera um “crescimento de 20% no negócio”

Generali compra Liberty Europa por 2,3 mil milhões de euros
Europa Press News

O grupo Generali, que detém a Tranquilidade em Portugal, ganhou a corrida à operação da Liberty na Europa, que inclui as sucursais em Portugal, Irlanda e Espanha, mercado que consolidava a operação europeia.

Esta compra custará 2,3 mil milhões de euros à Generali, e é considerado o maior negócio do ano no setor segurador.

Ao Expresso, o presidente da Tranquilidade, Pedro Carvalho, adianta que a marca Liberty vai desaparecer, sendo absorvida pelas marcas da Generali em cada país onde estão as operações.

“Irá haver uma consolidação doméstica”, diz Pedro Carvalho, adiantando que a sucursal em Portugal será adquirida pela Tranquilidade", detida pelo grupo.

Pedro Carvalho, presidente executivo da Tranquilidade
Ana Baiao

Os mercados europeus da Liberty têm um forte peso no segmento automóvel, e em Portugal nas poupanças. Em Portugal a quota de mercado da Liberty é de 1,96%.

Com esta compra o grupo Generali potencia o crescimento nos vários mercados onde está presente. “Em Portugal esperamos um crescimento de 20% no negócio”, diz Pedro Carvalho. A Liberty tem 240 milhões de euros de prémios e a Tranquilidade 1,2 mil milhões de euros.

A quota de mercado irá subir dos atuais 19% para cerca de 22%, aproximando-se da quota de mercado da Fidelidade, que estava também a olhar para a operação da Liberty.

Outros grupos seguradores multinacionais, como a Zurich, a Allianz e outros atores espanhóis, como a Mútua Madrileña, estavam igualmente na corrida.