Os consumidores europeus preveem uma inflação na zona euro mais baixa nos próximos 12 meses e antecipam que fique em 2,5% nos próximos três anos, segundo o inquérito de maio que o BCE divulgou esta quarta-feira.
As previsões dos consumidores apontam para uma inflação de 3,9% para os próximos 12 meses, face aos 4,1% que eram indicados no inquérito de abril.
A zona euro registou em maio uma inflação de 6,1%, na comparação homóloga. Os consumidores antecipam que dentro de três anos a inflação tenha baixado para 2,5% (o mesmo que na sondagem de abril).
A incerteza sobre as expectativas de inflação para os próximos 12 meses recuou para o nível mais baixo desde março de 2022, após o início da ofensiva militar russa na Ucrânia, mas ainda segue acima dos níveis observados antes do conflito.
O BCE realiza o inquérito sobre as expectativas dos consumidores mensalmente, inquirindo de forma virtual cerca de 14.000 adultos da Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Itália e Holanda.
As expectativas de crescimento para os próximos 12 meses também foram menos negativas em maio.
Os consumidores preveem uma contração económica na zona de 0,7% nos próximos 12 meses, menos do que no inquérito anterior (0,8%) e um desemprego de 11% (11,2% na sondagem de abril).
As expectativas em relação às taxas de juro de hipotecas para os próximos 12 meses situam-se em 5,1% (5% em abril).