Economia

Governo venezuelano anuncia desbloqueio de 1.366 milhões de euros retidos no Novo Banco

A libertação dos fundos retidos em Portugal, devido às sanções internacionais ao governo venezuelano, era uma antiga reivindicação do Executivo de Nicolás Maduro.

Governo venezuelano anuncia desbloqueio de 1.366 milhões de euros retidos no Novo Banco
Horacio Villalobos/Getty Imagens

O Governo venezuelano anunciou, esta quarta-feira, o desbloqueio de 1.500 milhões de dólares (1.366 milhões de euros) que estavam retidos em Portugal em contas de instituições e empresas venezuelanas no Novo Banco.

"O Governo bolivariano [da Venezuela] ganha ação judicial e recupera os seus ativos em Portugal. Mil quinhentos milhões de dólares foram desbloqueados do Novo Banco", afirmou o ministro de Comunicação e Informação da Venezuela, Freddy Ñañez, na sua conta na rede social X (ex-Twitter).

O ministro acompanha a mensagem com a publicação de imagens, em idioma castelhano, de decisão do Tribunal Central Civil de Lisboa. A libertação dos fundos retidos em Portugal, devido às sanções internacionais ao governo venezuelano, era uma antiga reivindicação do Executivo de Nicolás Maduro.

Nicolás Maduro exortou, em 2019, o Governo português a desbloquear os ativos

Em abril de 2019, o Presidente Nicolás Maduro exortou o Governo português a desbloquear os ativos do Estado venezuelano retidos no Novo Banco, alegando que os fundos seriam usados para comprar "os medicamentos e alimentos".

"Libertem os recursos [da Venezuela] sequestrados na Europa. Peço ao Governo de Portugal que desbloqueie os 1,7 mil milhões de dólares [cerca de 1,55 mil milhões de euros] que nos roubaram, que nos tiraram" e estão retidos no Novo Banco, afirmou Maduro numa cerimónia com simpatizantes.

O apelo de Maduro teve lugar depois de em janeiro de 2019 o parlamento, na altura maioritariamente da oposição, ter aprovado um acordo de proteção dos ativos da Venezuela no exterior e delegar numa comissão a coordenação e o seguimento de ações que protejam tais ativos a nível internacional.