Economia

Fiscalistas concordam com descida do IRS mas é preciso "avaliar impactos"

A proposta do PSD sobre baixar a taxa de IRS foi apresentada por Luís Montenegro da Festa do Pontal, mas detalhes só deverão ser conhecidos na próxima quarta-feira.

Loading...

O PSD defende a descida do IRS em todos os escalões e especialmente para os jovens até aos 35 anos. Os fiscalistas acham bem mas precisam de conhecer os detalhes da proposta para fazerem uma avaliação.

Baixar o IRS em todos os escalões pode significar uma poupança de mil e 200 milhões para os contribuintes ainda este ano. As contas são do PSD que defende que a medida deve ser já aplicada.

À proposta de descer o imposto junta-se um beneficio para os jovens até aos 35 anos que passariam a pagar no máximo 15% de IRS.

“Em geral penso que a ideia de simplificação e justiça fiscal é um principio transversal e é sempre bem vinda. Teremos de aguardar e perceber qual o impacto real na vida dos contribuintes”, diz o fiscalista Luís Nascimento.

Nos primeiros seis meses do ano, o Estado arrecadou 25 mil milhões de euros em receita fiscal. O IRS é dos impostos que tem mais peso. Em junho disparou quase 15 por cento.

Os fiscalistas lembram que a redução do IRS é uma forma de aumentar o rendimento aos portugueses, mas que pode significar outros agravamentos.

“Teremos de ver se serão compensadas com outras medidas. Mais uma vez, há a necessidade de perceber como é que as medidas se vão concretizar”, sublinha Luís Nascimento.

O fiscalista Luís Leon recorda as consequências de uma medida semelhante:

“Relembro que quando se extinguiu a sobretaxa passamos a pagar mais impostos no combustível.”

Das cinco propostas apresentadas pelo PSD fazem parte a atualização dos escalões com base na inflação e um incentivo para a produtividade.

As medidas vão ser explicadas com mais pormenor esta quarta-feira.