Economia

Famílias recebem esta sexta-feira (mais uma) parcela do apoio extraordinário

A primeira prestação começou a ser paga a 19 de abril, com retroativos, a segunda parcela chegou a 19 de junho, e a terceira será libertada esta sexta-feira e abrangerá, segundo dados do Governo, "mais de um milhão de famílias".

Famílias recebem esta sexta-feira (mais uma) parcela do apoio extraordinário
Canva

O Estado começou, esta sexta-feira, a pagar a terceira parcela do apoio extraordinário, no valor de 90 euros. Este cheque destina-se a famílias mais vulneráveis e visa apoiá-las a fazer face ao aumento dos custos decorrentes da inflação.

"O terceiro de quatro apoios extraordinários chega hoje a mais de um milhão de famílias vulneráveis. Cada agregado recebe 30 euros por mês, pagos de forma trimestral (90 euros) ao longo do ano, num total de 360 euros", pode ler-se numa publicação.

A primeira prestação começou a ser paga a 19 de abril, com retroativos, o segundo a 19 de junho, o terceiro é libertado esta sexta-feira e o quarto e último apoio chegará em novembro.

De acordo com Governo, "se é beneficiária, garanta que o seu IBAN está atualizado na Segurança Social", de forma a receber o apoio.

Se não tem, ainda pode fazê-lo, assegura o Governo afirmando que será feito “o pagamento retroativo do apoio após a respetiva atualização”.

Para registar ou atualizar o IBAN é apenas necessário seguir três passos:

  • Entrar na Segurança Social Direta
  • Aceder ao menu Perfil > Conta Bancária
  • Registar ou atualizar o IBAN

Quem tem direito a este apoio?

O apoio destina-se às famílias residentes em Portugal que sejam beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), por referência ao mês de março de 2023.

"Têm ainda direito a este apoio as famílias que não sejam beneficiárias da TSEE, mas em que pelo menos um dos elementos do agregado familiar seja beneficiário de uma das prestações sociais mínimas previstas ou em que uma das crianças seja titular de abono de família do 1.º ou 2.º escalão", explica a Segurança Social.