O Observatório de Preços confirma ter existido prática desleal no sector do leite. Os dados relativos ao ano passado revelam que o preço final de venda foi inferior aos custos de produção.
As vendas com prejuízos são proibidas por lei, mas em 2022 o preço final de venda do leite foi inferior aos custos de produção, o que configura uma prática desleal de dumping.
As conclusões são de um estudo a que o jornal Público teve acesso realizado nos meses de Abril e Maio, no âmbito do Observatório de Preços.
Da análise feita a cada elo da cadeia e também aos vários custos que influenciam o valor final do leite, o Observatório de Preços registou diferenças significativas nos custos alimentares, entre explorações com produção própria de alimentação e as que compram fora.
Com medo dos aumentos, por causa da conjuntura internacional, os custos de alimentação não se ajustaram rapidamente aos preços de mercado.
Do estudo ressalta ainda que as margens são muito baixas em todos os elos da cadeia do leite, um produto muito exposto ao mercado mundial
Em Portugal a produção de leite tem-se mantido estável, já o consumo mostra uma instabilidade com tendência decrescente, uma queda de 20,3% nos últimos 10 anos.