Mas… e os impostos indiretos?
Feitas as contas, Fernando Medina mostrou que um trabalhador de classe média da função pública pode ficar com mais até 1.250 euros por ano com a descida dos impostos e com os aumentos no salário. Mas, apesar de arrecadar menos com o IRS, o Governo, no ano que vem, vai buscar quase 9% a mais dos bolsos dos consumidores, com impostos indiretos.
Um assistente operacional sem dependentes que ganhava 822 euros por mês terá um aumento salarial e vai receber mais 52 euros mensais. Por ano, ganha mais 737 euros. Com a mudança nos escalões do IRS, vai deixar de pagar 49 euros de imposto, ficando a ganhar mais 786 euros por ano.
Um técnico superior sem filhos, que recebia 2.024 euros brutos mensais, vai receber um aumento anual de mais 825 euros e vai pagar menos 365 euros de IRS. No final do ano, ganha mais 1.190 euros.
Por último, um professor que ganhava 2,141 euros de salário terá um ganho anual de 873 euros. E, com o alívio fiscal, vai deixar de pagar 385 euros de imposto. Fica a ganhar, no próximo ano, mais 1.258 euros.
“O aumento da receita nos impostos indiretos anda quase nos 3 mil milhões de euros, o que significa que cada vez que formos comprar bens e serviços vamos pagar mais e aí sim o segredo do sucesso do equilibro das contas públicas que é do contribuinte no momento em que é consumidor e não no momento em que é trabalhador e que recebe o seu salário ou a sua pensão”, explicou o fiscalista Luís Leon.
Jovens trabalhadores
Para os jovens trabalhadores, o Governo também fez mudanças no IRS.
Em 2024, os jovens até aos 26 anos ou os doutorados até aos 30 anos que entrarem no mercado de trabalho não vão pagar IRS no primeiro ano de atividade, quer trabalhem por conta própria, ou por conta de outrem. Nos anos seguintes, a isenção de 100% vai baixando gradualmente: 75% no segundo ano, 50% no terceiro e quarto anos, e 25% no quinto ano.
De acordo com o Governo, o número de jovens a beneficiar do regime tem crescido exponencialmente neste ano. Quase 74 mil pessoas estão enquadradas no IRS jovem.