Economia

BCE mantém taxas de juro

Depois de 15 meses com subidas consecutivas, o Banco Central Europeu decidiu fazer uma pausa. Mas a guerra que espoletou no Médio Oriente é um risco que pode obrigar a rever o cenário macroeconómico.

Loading...

Tal como previsto, o Banco Central Europeu (BCE) manteve inalteradas as taxas de juro. Esta representa a primeira pausa no ciclo de subidas desde julho de 2022 e depois de 10 subidas consecutivas das taxas de juro.

SIC Notícias

A taxa de depósitos permanece em 4%, o nível mais alto registado desde o lançamento da moeda única em 1999, enquanto a principal taxa de juro de refinanciamento fica em 4,5% e a taxa aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez permanece em 4,75%.

A inflação na zona euro "desceu consideravelmente em setembro", mas espera-se que "permaneça demasiado elevada durante demasiado tempo", referiu o BCE em comunicado divulgado após uma reunião de política monetária.

“Ainda se espera que a inflação permaneça elevada durante muito tempo, e as pressões internas sobre os preços permanecem fortes. Ao mesmo tempo, a inflação desceu consideravelmente em setembro, incluindo devido a fortes efeitos de base, e a maioria da medidas da inflação subjacente continuou a abrandar”, refere o Conselho do BCE, que reuniu esta quinta-feira em Atenas, na Grécia.

O Conselho do BCE promete continuar a seguir uma abordagem dependente dos dados na determinação do nível e da duração adequados da restritividade. Mais especificamente, decisões sobre as taxas de juro continuarão a basear‑se na avaliação das perspetivas de inflação, à luz dos dados económicos e financeiros que vão sendo disponibilizados, da dinâmica da inflação subjacente e da força da transmissão da política monetária.

A comentadora da SIC Notícias, Catarina Castro, destaca que há realmente uma "pausa de reflexão", mas reconhece que esta segunda guerra que surgiu no Médio Oriente coloca em causa todo o cenário macroeconómico para 2024, ou seja, a estabilização pode estar em risco e a porta mantém-se aberta a novas subidas, avisa.

Loading...