Economia

Com a Black Friday à porta, DECO Proteste alerta para burlas online

A entidade que zela pelos interesses do consumidor deixa alguns conselhos às pessoas que planeiam fazer compras através da internet nos próximos dias.

Loading...

Nesta semana da Black Friday, a DECO Proteste aconselha a formas de pagamento online mais seguras para impedir as burlas. A porta-voz da entidade alerta que nem todas as ofertas são boas oportunidades de negócio.

À SIC, Soraia Leite começa por explicar que "qualquer promoção, redução ou desconto terá que incidir sobre o preço mais baixo a que o produto esteve à venda" em determinada loja nos últimos 30 dias. Reconhece, no entanto, que os comerciantes "têm feito um esforço" para cumprir a lei no que às promoções diz respeito.

De forma a evitar burlas online, após concluir que o site em que irá realizar uma compra é credível, deve privilegiar meios de pagamento como o MBWay, transferências bancárias e cartões de compra única.

"Assim, o consumidor não dará os seus dados pessoas e financeiros e ficará mais protegido", sublinha.

Um terço dos portugueses tenciona gastar menos este ano na Black Friday devido à situação económica atual. Ainda assim, de acordo com a DECO, 79% dos cidadãos planeiam aproveitar a época de saldos para fazer compras.